Veja os benefícios da bicicleta ergométrica

Quem nunca entrou na academia e nem deu bola para a bicicleta ergométrica, não é mesmo? Ao fazer isso, você pode estar perdendo a oportunidade de experimentar um treino intenso e bem desafiador. Afinal, os benefícios da bicicleta são inúmeros. 

A bicicleta ergométrica é uma das formas mais populares de fazer exercício para emagrecer e aumentar a resistência muscular das pernas.

Embora, para algumas pessoas, possa parecer um exercício muito repetitivo e maçador, a verdade é que este tipo de exercício traz vários benefícios para a saúde, especialmente para perder peso, tonificar as pernas e melhorar a saúde do coração.

O que a bicicleta faz no corpo?

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

Bicicleta ergométrica x Bicicleta de spinning

A bicicleta ergométrica é um aparelho estático que reproduz a pedalada, e é em geral utilizada para aquecimento, exercícios aeróbicos.

Sendo assim, o spinning é um exercício mais intenso do que fazer uma bicicleta ergométrica comum. Ele produz um gasto calórico mais alto e tonifica mais os músculos inferiores.

Benefícios da bicicleta ergométrica

Saber utilizar e regular a bicicleta ergométrica é um dos passos mais importantes para garantir bons resultados e aproveitar todos os seus benefícios. A seguir, listamos os principais benefícios da bicicleta ergométrica. Confira!

1 – Melhora da função cardiorrespiratória

A  bicicleta ergométrica é conhecida, sobretudo, por promover um importante estímulo cardiovascular. Consequentemente, com ela você pode diminuir a pressão arterial, melhorar a saúde do coração e prevenir o organismo contra problemas como trombose, infarto e AVC. 

2 – Alto gasto calórico

Este é um excelente exercício cardiovascular que permite queimar até 260 calorias em apenas 30 minutos, sendo um importante aliado para quem está tentando emagrecer ou eliminar alguma gordura localizada.

O exercício com a bicicleta ergométrica também pode ser utilizado por quem está tentando aumentar a massa muscular magra, pois, desde que não seja feito em exagero, ajuda a queimar a gordura, deixando apenas a massa magra construída durante o treino de musculação.

3 – Membros inferiores fortalecidos

Quadríceps e músculos anteriores e posteriores de coxa são os mais beneficiados pela bicicleta ergométrica. Com o tempo (e treinos bem intensos!) eles ficam mais resistentes e ganham força. 

4 – Mais segurança para as articulações

Mais um dos benefícios da bicicleta ergométrica: o equipamento promove menos impacto para as articulações quando comparado a práticas como a corrida, futebol e vôlei. “Isso porque, nessas modalidades, há o choque dos membros inferiores contra o solo. Esses choques causam micro traumas que, com o tempo, geram problemas maiores”, explica o médico ortopedista Samuel Lopes, especialista em trauma do esporte, de São Paulo. É o caso de fraturas por estresse ou por torção, lesões que acontecem com menor frequência na bicicleta

Benefícios da bicicleta ergométrica para idosos

1 – Fortalecimento dos músculos

Atividades físicas realizadas de forma continua contribuem para a fortificação dos músculos. E no ciclismo, as pernas e demais membros inferiores, além do abdômen, são reforçados com a prática do pedal.

Fazer percursos curtos e frequentes aumenta a resistência muscular a ponto de, em algumas semanas, fazer com que você amplie o trajeto e a dificuldade.

2 – Contribui para o emagrecimento

A prática do ciclismo, seja em qualquer modalidade escolhida, ajuda a emagrecer sem gerar um grande desgaste físico. A atividade queima calorias que, quando ficam num organismo sedentário, se transformam em gordura

você se engana se acredita que é necessário praticar a atividade diariamente para ter esse efeito, não se engane. Pedalar durante 30 minutos, de duas a três vezes por semana, já traz bons resultados na hora de subir na balança!

3 – Aumenta a circulação sanguínea

Pedalar faz com que seu corpo exija mais oxigênio e sangue correndo por ele, para dar conta do recado. E com o exercício, a sua circulação sanguínea ficará mais fluída, fazendo com que seu organismo responda bem a qualquer atividade que exija força e fôlego.

A circulação sanguínea equilibrada ainda evita problemas nas artérias e veias, e melhora a capacidade do coração!

4 – Regula a pressão arterial

Colocar a bicicleta na terceira idade faz com que a saúde cardiovascular fique em dia! E com essa melhora a pressão fica regulada tanto para quem tem pressão alta, quanto para quem tem pressão baixa.

Pedalar com frequência evita que problemas relacionados às pressões alta ou baixa, como infartos, derrames, e os desmaios, apareçam.

5 – Reduz os níveis de colesterol e glicose

Pedalar na terceira idade pode ser benéfico para a saúde dos idosos,o para eles adotar a bike como um estilo de vida é a forma como ela alterar a rotina de um idoso que faz uso de medicamentos para controlar os níveis de glicose e colesterol ruim (LDL).

Estudos já comprovaram que a prática dessa atividade física contribui para a redução desses índices. No caso do colesterol, as partículas que transportam-no para a corrente sanguínea são metabolizadas com mais rapidez, evitando a formação de placas de gorduras que são responsáveis pelo entupimento das artérias.

6 – Aumenta a capacidade respiratória

Essa é uma das grandes vantagens de usar a bike na terceira idade, por gerar fôlego para todos os momentos fora dos pedais

Pedalar é uma atividade que requer uma boa capacidade dos pulmões, para enfrentar principalmente as subidas. Pedalar frequentemente faz com que a respiração seus pulmões fiquem cada vez mais fortes para aguentar longas pedaladas!

7 – Estimula o cérebro e a socialização 

Na maioria das vezes, chegar à terceira idade é sinônimo de parar de trabalhar. E nessa hora é bom ter um planejamento de atividades para colocar na rotina e evitar uma vida parada.

Encaixar a bicicleta como uma tarefa do dia vai ocupar boa parte do seu tempo e trazer muita saúde mental, de diversas formas. Pedalar aumenta os níveis de serotonina e endorfina, neurotransmissores que trazem a sensação de bem-estar e prazer ao cérebro.

Perguntas frequentes

Quantos minutos na bicicleta por dia?

Segundo todos os testes já realizados, a bicicleta é um ótimo método de fortalecimento para músculos e articulações. O ciclista consegue trabalhar no mesmo exercício diferentes regiões: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna.

Qual o jeito certo de fazer bicicleta ergométrica?

  1. Aquecimento: Pedale em baixa intensidade por 5 minutos.
  2. Exercício: Alterne momentos de 3 a 5 minutos em intensidade média e de 1 a 3 minutos em alta intensidade. Repita por 20 a 30 minutos.
  3. Desaquecimento: Termine pedalando em baixa intensidade por 5 minutos.

Quantas calorias se queima na bicicleta ergométrica?

Bicicleta ergométrica 200 cal em 30 minutos de pedalada.

Como regular o banco da bicicleta ergométrica?

Bicicleta vertical

  • Sente-se no assento.
  • Coloque seus pés nos pedais com a parte dianteira dos pés no eixo do pedal.
  • ’Com um pedal na posição mais baixa, 6 horas, seu joelho deve estar levemente flexionado, a um ângulo de aproximadamente 25 – 30 graus. Essa posição proporciona o máximo conforto e força de pedalada.
  • Se o ângulo estiver muito pequeno ou muito grande, regule o assento. Em bicicletas ergométricas Precor, é possível regular o assento com o usuário montado ou não na bicicleta.
  • Se não tiver certeza sobre seu ângulo, pedale um pouco. Se seus quadris balançarem de um lado para o outro, o assento provavelmente estará muito alto. Abaixe o assento. Seus quadris devem ficar estáveis durante cada pedalada.

Bicicleta reclinada

  • Sente-se no assento.
  • Coloque seus pés nos pedais com a parte dianteira dos pés no eixo do pedal.
  • ’Com um pedal na posição mais distante, 3 horas, seu joelho deve estar levemente flexionado, a um ângulo de aproximadamente 25 – 30 graus. Essa posição proporciona o máximo conforto e força de pedalada.
  • Se o ângulo estiver muito pequeno ou muito grande, regule o assento. Em bicicletas ergométricas Precor, é possível regular o assento com o usuário montado ou não na bicicleta.
  • Se não tiver certeza sobre seu ângulo, pedale um pouco. Se sentir que está se alongando em excesso no ponto mais distante da pedalada, o assento provavelmente estará muito alto (distante). Abaixe o assento. Você deve sentir-se confortável concluindo a rotação inteira, mas não deve sentir que não está utilizando a força máxima dos músculos da perna.

Veja também

Deixe um comentário